Ingerir grapefruit e remédios pode fazer mal para a sua saúde
Pesquisa revela que 85 medicamentos comuns interagem com o grapefruit, provocando graves efeitos colaterais - e coloca seu consumo em xeque
Grapefruit interage com 85 remédios
Foto: Getty Images
Depois de relatarem, há cerca de 20 anos, sérios efeitos colaterais na mistura do grapefruit com medicamentos, pesquisadores do Lawson Health Research Institute, em Londres, trazem agora um dado alarmante: subiu para 85 o número de remédios afetados de alguma forma por essa fruta.
“Só entre 2008 e 2012, passaram de 17 para 43 aqueles com grande potencial de interagir com o grapefruit”, diz David Bailey, farmacologista clínico e um dos autores do estudo. “Isso significa seis interações a mais por ano, resultado da inclusão de novas fórmulas químicas na composição dos fármacos”, explica. O pior é que muitos deles são de uso frequente e essenciais para o tratamento de diversas doenças.
Mas o importante mesmo é saber que, segundo a pesquisa, são três as frutas capazes de causar estragos quando se está tomando algum remédio: a toranja, o pomelo e a laranja-azeda. “Todas elas contêm a furanocumarina e interagem igualmente com os medicamentos”, diz, categórico, David Bailey. Porém, são diferentes no que se refere às características físicas, ao sabor e aos nutrientes.
Se você é um dos que já foram seduzidos por esses cítricos, não é o caso de expulsá-los de sua mesa, mas é fundamental se aconselhar com seu médico ao usar alguma medicação. Seja in natura, suco, sorvete ou qualquer outro alimento em que o ingrediente esteja presente, os efeitos negativos podem dar as caras. O tamanho da confusão, porém, depende de três fatores: a vulnerabilidade da pessoa, a metabolização do fármaco e as circunstâncias em que o fruto é consumido.
Quem é quem: pomelo, laranja-azeda e toranja
O que chamamos de grapefruit é, na verdade, a pomelo
Foto: Carlos CUbi
Pomelo
Espécie: Citrus paradisi
Os altos índices de vitaminas A e C se destacam entre os nutrientes. Pode ser consumida em gomos ou em forma de suco, mas o gosto amargo não agrada facilmente.
Cada 100 g contêm:
Energia: 32 cal
Carboidratos: 8,1 g
Vitamina A: 19% *
Vitamina C: 57% *
Fibras: 1,1 g
Açúcar: 7g
Laranja-Azeda costuma ser consumida com doces
Foto: Carlos Cubi
Laranja-azeda
Espécie: Citrus aurantium
É rica em fibra solúvel, o que garante sensação de saciedade e bom funcionamento do intestino. Por ser amarga, é consumida predominantemente na receita de doces.
Cada 100 g contêm:
Energia: 40 cal
Carboidratos: 10 g
Vitamina A: 4% *
Vitamina C: 80% *
Fibras: 2 g
Açúcar: 8 g
A toranja é adocicada e vai bem em molhos para salada
Foto: Carlos Cubi
Toranja
Espécie: Citrus maxima
Seu tamanho é semelhante ao de um melão pequeno. Chama atenção pela riqueza em vitamina C, mas perde pontos pelo alto índice de açúcar. Mais adocicada, é aceita in natura e vai bem em molhos para salada.
Cada 100 g contêm:
Energia: 38 cal
Carboidratos: 9,6 g
Vitamina A: 0% *
Vitamina C: 100% *
Fibras: 1 g
Açúcar: 10,1 g
* Valor referente à quantidade que devemos consumir diariamente