Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

É normal ter os cabelos totalmente brancos aos 60 anos?

A brancura dos fios está muito associada ao envelhecimento. E o processo é considerado precoce quando acontece antes dos 20 ou 30 anos

Por Thiago Nepomuceno
Atualizado em 22 jan 2020, 15h39 - Publicado em 1 nov 2016, 18h56
Idoso
 (Foto: Photodisc/)
Continua após publicidade

A pergunta foi enviada pelo leitor Cantídio Ribeiro De Oliveira E Silva, por e-mail

O branqueamento dos cabelos é um processo natural que aparece com o avançar idade. Ele resulta de uma queda da produção de uma substância chamada melanina, responsável pelo pigmento dos fios. “A perda gradual da cor se inicia, em geral, entre a terceira e a quarta décadas de vida”, comenta a dermatologista Tatiana Steiner, assessora do Departamento de Cabelos e Unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Aos 50 anos, a maioria das pessoas tem 50% dos fios brancos”, atesta.

Leia também: A doença de Crohn pode fazer o cabelo cair?

Segundo a especialista, a alvura dos fios só é considerada precoce quando corre antes dos 20 anos nas pessoas brancas e antes dos 30 nas pretas. Embora não exista qualquer tratamento capaz de devolver a tonalidade original natural dos fios, há cuidados que ajudam a mantê-los saudáveis e bonitos. Uma boa recomendação é usar xampus próprios para essa cor, assim como evitar dormir de cabelos molhados e proteger o couro do sol.

Mas o que faz as madeixas ficarem brancas? Isso ainda não estão bem esclarecido, mas se sabe que a herança genética é determinante nesse aspecto. Outros fatores, como tabagismo e deficiência de vitaminas, também podem parecem exercer influência na perda de cor.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.