Cosméticos para pele e cabelo de duas marcas são proibidos pela Anvisa
Por falta de registro - o que põe em risco a segurança dos usuários -, shampoos, condicionadores e sabonetes não poderão mais ser vendidos
As empresas Titânia Indústria de Cosméticos e Ecco Brasil Ecological Cosmetics receberam uma má notícia da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Alguns shampoos, sabonetes e condicionadores dessas marcas tiveram suas vendas proibidas em todo o Brasil.
No caso da Titânia, o cosmético vetado atende pelo nome de The First Shampoo 2.0 Sweet Profissional. Apesar de ser vendido por aí, ele não possui registro junto às autoridades – e, sem isso, não dá para comprovar sua segurança ou mesmo eficácia.
Em seu site, a Titânia se posiciona como uma produtora de itens de higiene pessoal que terceiriza seus serviços. Em outras palavras, ela fabrica cosméticos para outras empresas.
Já a Ecco Brasil teve três produtos proibidos pela Anvisa, também por falta de registro. São eles: Shampoo Erva Doce Álcool, 5L; Condicionador Ecco, 5L; e Sabonete Líquido Erva Doce, 5L.
Estranhou o “tamanho família” das embalagens? É que essa marca se especializou na venda de produtos de higiene pessoal para a indústria hoteleira.
Em ambos os casos, as responsáveis pelos cosméticos devem recolher os estoques existentes. De qualquer jeito, é bom ficar de olho para não acabar usando esses produtos inadvertidamente.