Começou hoje, 15 de agosto, na cidade de São Paulo, a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é aplicar a dose em 900 mil animais até o dia 28 deste mês.
Leia também: 11 sinais de que seu gato pode estar doente
A raiva é uma doença transmissível a humanos — passada através de mordida, arranhões ou lambidas de animais infectados — e é quase 100% fatal. Ela começa com febre e dores pelo corpo, mas, com o passar do tempo, vai deixando o indivíduo cada vez mais agressivo. Na fase avançada da doença, o cérebro não consegue mais comandar funções automáticas do corpo e o paciente morre por parada cardíaca ou respiratória. Em animais, o lyssavirus, agente infeccioso por trás da enfermidade, provoca sintomas similares. É comum, por exemplo, que o bicho se torne extremamente irritadiço e passe a morder quem estiver por perto.
Ainda bem que, segundo a Secretaria, não há registro de casos de raiva humana no município desde 1981. A vacinação entre os animais é gratuita e pode ser feita em 2 276 postos (confira a lista). Todos os cães e gatos com mais de três meses de idade devem receber a vacina, exceto os doentes. Só não se esqueça de levar a carteirinha de vacinação do seu pet. E, mesmo se morar em outro município, corra atrás dessa e outras imunizações. Isso faz diferença para o bichinho — e para todo mundo que o cerca.