Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Caçadores de parasitas

Projeto mira a eliminação de sete doenças negligenciadas em estado nordestino

Por Chloé Pinheiro (colaboradora)
Atualizado em 22 jan 2019, 14h47 - Publicado em 20 out 2015, 10h21
Érika Onodera
Érika Onodera (/)
Continua após publicidade

Em Pernambuco, os números de males como tuberculose e esquistossomose eram tão assustadores que fizeram o governo estadual criar um programa só para enfrentá-los.

O Projeto Sanar, parceria firmada entre a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, as universidades locais e os municípios, tinha como meta combater doenças tropicais provocadas por vermes, protozoários e bactérias, que atingem sobretudo a população de baixa renda da região.

Foram mais de 5 milhões de reais investidos na iniciativa, que atuou em 108 municípios. Além de realizar exames e tratamentos, as equipes capacitaram os moradores a continuar com as ações preventivas.

Ao fim do trabalho, a equipe melhorou os indíces de sete doenças. Isso seja derrubando a incidência, como no caso da esquistossomose (que, por exemplo, baixou sua prevalência de 72% entre a população em São Benedito do Sul para 30%), seja aumentando o acesso ao tratamento, como na hanseníase — em Lagoa Grande, o número de portadores que recebe suporte médico subiu de 25% para 90%.

O programa, de tão efetivo, levou para o Nordeste o troféu da Categoria Saúde e Prevenção do Prêmio SAÚDE 2008. A premiação, uma das mais respeitadas do setor, está na reta final para escolha dos vencedores da sua décima edição. E você pode ajudar nesse processo! Conheça os finalistas e dê seu voto clicando aqui.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.