Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Antibióticos aumentam risco de alergia alimentar em crianças

Uso do medicamento na infância pode bagunçar a flora intestinal

Por Karolina Bergamo
Atualizado em 27 out 2016, 20h58 - Publicado em 8 set 2016, 16h25
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Infecções como gripes e resfriados no primeiro ano de vida podem ser letais. Frequentemente, o tratamento com antibióticos é a primeira opção para resolver o problema. Mas há um erro grave nessa escolha: boa parte das doenças da infância são causadas por vírus, não por bactérias. Portanto, adotar essa classe de remédios — que só tem efeito contra as bactérias — não soluciona a questão. Pior: pode trazer sérios riscos para a saúde e para o meio ambiente. 

    Leia também: Como bactérias criam resistência a antibióticos?

    Já se sabe que o uso desnecessário de antibióticos estimula a resistência bacteriana, processo em que esses micro-organismos ficam mais fortes e não morrem com a ação de fármacos. E agora, pesquisadores da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, descobriram que a prática também pode ser responsável por alergias alimentares. De acordo com dados de 1 504 crianças, aquelas que tomaram antibiótico nos 12 primeiros meses de vida eram 21% mais propensas a desenvolver algum tipo de alergia. A maior frequência de um determinado remédio aumentava pra valer esse risco. Usar uma mesma droga por três vezes elevava em 31% a probabilidade de desenvolver uma reação exacerbada a algum ingrediente da dieta. Se o indivíduo utilizava o composto em quatro oportunidades, a taxa pulava para 43%. 

    Leia também: Entenda as diferenças entre intolerância e alergia alimentar

    O antibiótico mais empregado durante o estudo foi a penicilina, mas cefalosporina e sulfonamida, outros dois medicamentos da classe, foram os campeões em promover alergias. Por isso, os experts pedem cautela antes de sair receitando qualquer remédio. Muitas vezes, o diagnóstico é impreciso, e o uso desnecessário prejudica o sistema imune e as bactérias que formam a flora intestinal, o conjunto de micro-organismos que mora no estômago e nos intestinos e tem um papel primordial no equilíbrio de nosso corpo. 

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.