Entenda por que você deve maneirar nele. E aprenda a fazer isso no dia a dia
SÓDIO
O sódio é o principal componente do sal de cozinha. O mineral também está na composição de inúmeros alimentos industrializados, já que ajuda a conservar e dar textura e sabor aos alimentos.
Levantamentos apontam que a população brasileira consome pelo menos o dobro de sódio recomendado por dia. Isso pode colocar a saúde em risco.
Foto: Dercilio Com o tempo, o abuso do sódio lesiona os vasos sanguíneos, o que faz a pressão aumentar cronicamente. É a hipertensão, que causa infarto e derrame.
Para proteger a saúde, maneire no mineral. O indicado é consumir, no máximo, 5 gramas de sal por dia (1 colher de chá rasa), o equivalente a 2 gramas de sódio.
O ideal é começar reduzindo a quantidade de sal na preparação dos alimentos. Valorize as ervas e condimentos como manjericão, orégano e salsinha, mas fuja de temperos prontos!
Foto: Alfredo Franco Por ser um potente conservante, o sódio está em inúmeros itens industrializados – até naqueles de sabor doce. É crucial investigar o rótulo dos produtos.
Verifique a quantidade de sódio por 100 gramas do produto. Se o valor ultrapassar os 400 miligramas, o alimento é considerado rico no mineral. Melhor evitar.
Foto: Dercilio Também avalie a lista de ingredientes. Quanto antes o sódio aparecer, mais concentrado dele é o produto. Termos como glutamato monossódico apontam para a presença do mineral.
Foto: Proteste Conheça alguns alimentos lotados de sódio:
+ Macarrão instantâneo
+ Lasanha congelada
+ Tempero pronto
+ Mistura para sopa
+ Nuggets de frango
+ Sardinha em conserva
+ Ovinhos de amendoim
saude.abril.com.br
Entenda a hipertensão em