Origem: a planta vem da costa mediterrânea, onde é bastante comum nos pratos típicos. O tomilho faz parte do conjunto de temperos que compõe as Ervas de Provence.
Forma de uso: pode ser salpicada fresca ou seca. No caso de assados e cozidos, é melhor acrescentar antes de levar ao fogo.
Leia também: Tudo sobre o manjericão
Com o que combina: o tempero é certeiro nos assados de carnes de todos os tipos para compor a manteiga ou os sais aromáticos. Excelente também para dar aroma a pães, bolos e biscoitos. Quando fresco, vai bem em sopas, molhos e guisados de carnes e legumes.
Com o que não combina: pratos crus não entrosam facilmente com essa erva.
Benefícios nutricionais: rico em óleos essenciais, o tomilho colabora com a digestão e melhora o sistema respiratório. O Centro Médico da Universidade de Maryland (nos Estados Unidos) fez testes que mostraram a eficácia de componentes do tomilho no tratamento de bronquite e tosse.
Como plantar: prefira vasos ou jardineiras, com terra adubada. Regue com frequência, mas não deixe acumular água. Luz é bem-vinda por poucas horas.
Fontes entrevistadas: Vanderli Marchiori, nutricionista e fitoterapeuta de São Paulo, e Rosângela Carvalho, nutricionista e fitoterapeuta do Rio de Janeiro