Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Um chocolate sem leite – mas com probiótico

Pesquisadora brasileira cria doce formulado com bactérias do bem. Elas são capazes de modular a flora intestinal e, assim, favorecer a saúde como um todo

Por Thaís Manarini
Atualizado em 18 abr 2018, 09h21 - Publicado em 18 abr 2018, 09h21
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Hoje, para garantir acesso aos probióticos, as bactérias que resguardam nossa microbiota, é preciso recorrer a produtos lácteos, como iogurte e leite fermentado, ou a cápsulas e sachês. Mas a engenheira de alimentos Marluci Palazzolli da Silva quis testar uma formulação que pudesse ser aproveitada por quem tem alergia ao leite ou intolerância à lactose.

    Por isso, em pesquisa feita na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo, ela decidiu incluir os probióticos em um chocolate meio amargo feito sem a bebida. Ele foi fornecido pelo Instituto Tecnológico de Alimentos de Campinas (SP).

    A primeira dificuldade era garantir a sobrevivência dos micro-organismos, já que o habitual é mantê-los sob refrigeração. “Mas, aparentemente, os compostos fenólicos e a gordura do chocolate protegeram os probióticos”, relata Marluci.

    “Aliás, durante os quatro meses de análise, as bactérias permaneceram viáveis”, completa a profissional. De maneira geral, as bactérias usadas são ligadas à melhora do trânsito intestinal e à redução no risco de câncer no intestino.

    E o melhor: durante a pesquisa, 75% das pessoas que provaram o doce disseram que o comprariam. Será que ele vai chegar aos mercados?

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.