Reza a lenda que as tranças do bulbo espantam até vampiro. Fábulas à parte, o fato é que o odor do alho, vindo de moléculas da família do enxofre, afasta muita gente de verdade.
Tanto que estudiosos da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, resolveram investigar possíveis antídotos.
E o iogurte despontou como um dos melhores recursos.
Com o auxílio de aparelhos que medem a concentração e liberação de substâncias voláteis, verificou-se que a mistura de proteína e gordura do lácteo é eficaz na desodorização.
Inclusive, quanto mais gorduroso e proteico o produto, caso do tipo grego, tanto melhor. Então que tal juntar uns dentes de alho ao iogurte numa próxima receita?
+Leia Também: Iogurte proteico vira hit entre quem treina
“O trabalho também mostra que fritar o alho ajuda a reduzir a quantidade dos compostos responsáveis pelo cheiro”, comenta a médica Isolda Prado, da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).
A professora da Universidade do Estado do Amazonas sugere ainda caprichar na higiene bucal depois de comer pratos temperados e hidratar- -se para que a saliva fique mais fluida.
Bons motivos para incluir o alimento na rotina não faltam. “Tem ação antioxidante, anti-inflamatória e pode auxiliar, ao lado de medicações, no combate à gastrite”, diz a nutróloga.