Reza a lenda que escravos remodelaram um doce tradicional português, substituindo o queijo pelo coco como principal ingrediente. Mas o elemento deposto não sumiu da receita e a delícia ficou conhecida como queijadinha. Já o quindim, também nascido português, aparentemente levava amêndoas. Só que, ao desembarcar no Brasil, a fórmula foi adaptada, e o coco (de novo ele!) passou a reinar.
Além da origem, os dois doces têm em comum a conquista do paladar brasileiro – tanto é que estão em qualquer padaria. Segundo a nutricionista Lara Natacci, da Dietnet, em São Paulo, ambos são fontes de proteínas e, por isso, contribuiriam com a saciedade. Nesse sentido, a queijadinha é a aposta mais acertada.
O quindim, por sua vez, pode se gabar de ter menos sódio, mineral que eleva a pressão. Mas a verdade é que dá para saborear os dois sem culpa. “Só há problema se o consumo for frequente e excessivo”, alerta Lara. Caso queira fazer as receitas em casa, melhor. Aí dá para usar adoçante e leite de coco com menos gordura no quindim e, na queijadinha, trocar o parmesão pela ricota.
Energia
Quindim – 273 cal
Queijadinha – 344 cal
Carboidratos
Quindim – 45 g
Queijadinha – 48 g
Proteínas
Queijadinha – 10,6 g
Quindim – 4,7 g
Gorduras
Quindim – 8,6 g
Queijadinha – 12,6 g
Cálcio
Queijadinha – 209 mg
Quindim – 28 mg
Sódio
Quindim – 31 mg
Queijadinha – 316 mg
(Os valores se referem a 100 gramas dos doces)
Placar SAÚDE
Quindim 4 x Queijadinha 2
Fonte: livro nutrição e técnica dietética, de Sonia Tucunduva Philippi
Quer receber uma dose semanal de SAÚDE no seu e-mail? Então assine nossa newsletter — é grátis e fácil. Basta clicar aqui.