Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Psyllium: o que é a semente que promete ajudar a emagrecer

Fonte rica em fibras naturais, esse alimento foi associado a uma maior saciedade, o que ajudaria a perder peso. Mas claro que não faz milagres

Por Maurício Brum
Atualizado em 19 fev 2024, 14h05 - Publicado em 19 fev 2024, 14h02
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Pequena semente de uma planta encontrada originalmente na região Mediterrânea, o Psyllium conquistou espaço na Ásia e na África ainda na antiguidade, e hoje é sensação no mundo todo entre aqueles que querem ter uma vida mais saudável. Associado a melhoras no funcionamento intestinal e no metabolismo, esse alimento também é comercializado com a promessa de ajudar a controlar o índice glicêmico e os níveis de colesterol, além de contribuir na perda de peso. Mas, afinal, será que o Psyllium realmente emagrece?

    Também chamada de psílio em português, essa “superfibra” é extraída da casca das sementes de um vegetal conhecido cientificamente como Plantago ovata. Ela é uma fibra solúvel que tem a capacidade de se expandir e formar uma espécie de “goma” ao entrar em contato com a água.

    É graças a esse mecanismo que o Psyllium estaria associado a uma sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa coma menos.

    Para quem quer perder os quilos a mais, a recomendação para tirar o máximo de proveito desse alimento é ingeri-lo com um copo d’água cerca de meia hora antes das refeições, seguindo sempre a recomendação de um profissional especializado em nutrição ou nutrologia.

    +LEIA TAMBÉM: Como incluir fibras em todas as refeições – e quais os benefícios disso

    Mas emagrece mesmo?

    Por si só, essa sementinha não é capaz de provocar o emagrecimento. Afinal, perder o peso extra é uma questão que depende de diversos fatores, e o principal deles é comer menos calorias do que o seu corpo gasta diariamente.

    Continua após a publicidade

    Mas o Psyllium pode ajudar um pouco para quem sofre na busca por reduzir o tamanho do prato.

    Além disso, como ocorre com outras fibras, os benefícios do Psyllium não param no controle da balança. Utilizado em quantidades adequadas ao seu corpo e dieta, ele é um aliado na regulação da atividade intestinal, bem como dos níveis de colesterol, glicemia e triglicerídeos.

    Como aproveitar os benefícios do Psyllium na dieta

    Consumida em pó ou em cápsula, essa fibra deve ser ingerida cerca de meia hora antes das refeições. O recomendável é tomar junto com um copo de água. Segundo o Ministério da Saúde, é possível fazer uso do Psyllium de uma a três vezes por dia, em dosagens que vão de 3 a 30 gramas diárias.

    Continua após a publicidade

    Já para quem só busca uma melhor regulação intestinal, sem se preocupar com o peso, ingerir o Psyllium em jejum pela manhã pode ser uma opção.

    Que cuidados devo tomar?

    Mas atenção: a dose indicada e a melhor maneira de usar o Psyllium variam de pessoa para pessoa. É fundamental contar com orientação de profissionais especializados, como nutricionistas e nutrólogos. Em excesso, especialmente se a sua hidratação estiver sendo feita de forma inadequada, o Psyllium pode provocar constipações.

    Além disso, é importante lembrar que existem contraindicações para qualquer produto, mesmo aqueles bem tolerados pelo organismo.

    Continua após a publicidade

    Crianças menores de 6 anos, gestantes, diabéticos e pessoas com hipersensibilidade à Plantago ovata devem ter cuidado extra. Quem toma medicamentos de uso contínuo também deve conferir com o médico se não há o risco de uma interação negativa com o Psyllium.

    Compartilhe essa matéria via:

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.