Pão causa câncer?! Pesquisa desmente essa fake news
Um dos alimentos mais consumidos do planeta é vítima constante de desinformações

Já virou senso comum ter impressões equivocadas sobre o pão, e até o câncer foi parar na lista de ameaças atribuídas ao alimento. Balela!
É o que demonstra uma nova revisão em cima de 24 estudos, com dados de 1,8 milhão de pessoas. A ingestão não foi ligada a maior risco de tumores de mama, próstata ou intestino.
Pelo contrário: quem come regularmente pão integral apresentou menor propensão ao câncer colorretal e menor taxa de mortalidade por qualquer tipo da doença.
“Essa análise desmitifica a ideia de que é preciso cortar o pão da alimentação”, diz o oncologista Ramon Andrade de Mello, membro do conselho da Escola Europeia de Oncologia. “Devemos evitar excessos e abrir mão, quando possível, do pão queimado, que pode conter acrilamida, substância cancerígena, mas não faz sentido deixar de comer o alimento no dia a dia.”
Sempre que der, já sabe: opte pela receita integral.
+Leia Também: Trigo, pão e glúten: excluí-los do cardápio pode ser um tiro no pé
Faça seu próprio pão
Ingredientes:
300 g de farinha de trigo
200 ml de água
1 colher de chá de fermento biológico (6 g)
1 colher de chá de sal (6 g)
Modo de preparo: em uma tigela, misture todos os ingredientes. Assim que a massa estiver bem grudenta e coesa, coloque-a em uma bancada e sove bastante, afundando as mãos e empurrando-a para a frente.
Esse processo pode durar de dez a 20 minutos, e a mistura estará adequada quando formar uma liga que não se quebra ao esticar.
Volte a massa para a tigela, cubra com um pano e deixe descansar por cerca de uma hora até ela dobrar de tamanho. Coloque-a na bancada novamente e modele: uma sugestão é espalhar bem a massa e começar a dobrar os cantos para dentro, formando um quadrado.
Enrole a massa a partir das pontas, pressione levemente com os dedos e arraste com as duas mãos sobre a bancada até formar uma bola consistente.
Coloque a massa modelada sobre uma assadeira untada para aguardar a segunda fermentação: cubra com um pano úmido e deixe descansar por mais meia ou uma hora.
Enquanto ela está fermentando, preaqueça o forno a 250ºC por 30 minutos. Faça cortes na superfície da massa para a crosta não rachar enquanto estiver assando.
Abra o forno, coloque a assadeira com a massa e borrife um pouco de água. Deixe assar até dourar por aproximadamente 50 minutos.