O segredo para um coração forte pode estar no seu café da manhã
Estudo sugere que o horário e a qualidade da primeira refeição do dia podem reduzir o risco de doenças cardiovasculares e promover longevidade
Uma pesquisa recente, publicada no periódico European Heart Journal, analisou os hábitos de mais de 40 mil pessoas e descobriu que o horário e a qualidade do café da manhã podem influenciar no surgimento de doenças cardiovasculares e na longevidade.
Os participantes foram divididos em três grupos: os que consumiam café prioritariamente pela manhã, os que bebiam café ao longo do dia e os que não tomavam café.
Após quase dez anos de acompanhamento, os cientistas observaram que os consumidores matinais apresentaram 16% menos risco de mortalidade por qualquer causa e 31% menos risco de morte por doenças cardiovasculares em comparação com os não bebedores. Já entre os que consumiam café durante todo o dia, não houve redução de risco.
Além disso, quando o café da manhã era de alta qualidade, a proteção para o coração era ainda maior.
No entanto, o estudo é observacional. Isso significa que ele encontrou uma associação, mas não provou que é o café da manhã que causa a redução do risco. Mais pesquisas são necessárias para entender essa relação.
+Leia também: Existe melhor horário para tomar café? Estudo responde
Por que o café da manhã pode fazer a diferença?
Especialistas acreditam que o café da manhã pode ser benéfico por estar alinhado com o ritmo circadiano do corpo – o nosso relógio biológico. Pular a refeição matinal pode desregular esse ritmo, afetando a produção de melatonina e prejudicando o sono, o que, por sua vez, pode influenciar a pressão arterial e a inflamação, fatores que afetam a saúde do coração.
Outro ponto é que o corpo parece estar mais preparado para metabolizar a cafeína e outros componentes logo pela manhã. Isso pode ajudar a regular o sistema nervoso, contribuindo para o bem-estar geral.
Como deve ser um café da manhã saudável?
Mais do que o consumo de café, o estudo reforça a importância de hábitos alimentares matinais saudáveis.
Diversas pesquisas apontam que um café da manhã balanceado, representando entre 20% e 30% da ingestão calórica diária e composto por proteínas, fibras, vitaminas, minerais e gorduras boas, pode:
- Melhorar os níveis de gordura no sangue (colesterol e triglicerídeos);
- Controlar o açúcar no sangue e a pressão arterial;
- Reduzir a circunferência da cintura e a obesidade;
- Aumentar a sensação de saciedade ao longo do dia.
Por outro lado, pular o café da manhã ou optar por opções de baixa qualidade nutricional pode aumentar os riscos de problemas como resistência à insulina, ganho de peso e inflamação, fatores diretamente ligados a doenças cardiovasculares.
+Leia também: Pular o café da manhã pode facilitar ganho de peso e prejudicar o coração
Conclusão
O estudo do European Heart Journal sugere que a qualidade e o horário do café da manhã podem ter um impacto significativo na saúde do coração e na longevidade.
Embora mais pesquisas sejam necessárias para confirmar esses achados, a mensagem principal é clara: uma rotina matinal equilibrada, com alimentos de qualidade, pode ser uma parte importante da prevenção das doenças do coração.
Você já tem o hábito de tomar café da manhã todos os dias?
*Rodrigo Almeida Souza é cardiologia clínica e intervencionista e membro da Brazil Health
(Este texto foi produzido em uma parceria exclusiva entre VEJA SAÚDE e Brazil Health)

Qual é o melhor óleo para cozinhar? Entenda as diferenças
Por que as telas nos fazem tão mal — e por que não conseguimos nos livrar delas?
Óleo de bagaço de oliva: opção mais barata que azeite é saudável?







