Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Lotes de água mineral, queijo e chocolate são proibidos por contaminação

Anvisa veta a comercialização de certos produtos pela presença de bactérias e até metais em sua composição. Fique de olho!

Por Da Redação
Atualizado em 18 abr 2018, 09h54 - Publicado em 10 abr 2018, 16h13
Anvisa: agua chocolate e queijo no mercado
Os lotes desses produtos tinham contaminantes que poderiam afetar a saúde (Foto: Gustavo Arrais/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

Nos próximos dias, tenha atenção redobrada no supermercado. Isso porque a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mandou recolher diversos lotes de água mineral, queijos e chocolates por apresentarem contaminantes que poderiam afetar a saúde.

O lote 1702 do produto Água Mineral Natural, da marca Santa Rita do Sapucaí, exibiu concentração elevada da bactéria Pseudomonas aeruginosa, capaz de causar infecções respiratórias, urinárias, de ouvido… Em casos específicos, ela pode ser letal.

Para você identificar mais facilmente, o lote em questão foi fabricado no dia 13 de setembro de 2017 e tem validade até 13 de setembro de 2018.

a Indústria de Laticínios Santa Tereza Eirel constatou, ela própria, a presença de Listeria monocytogenes em três lotes de queijo. Outra bactéria oportunista, ela provoca sintomas parecidos com os da gripe, além de diarreia. Mais raramente, culmina em meningite ou aborto espontâneo.

São esses os lotes para ficar de olho:
• 065/8 Queijo Mussarela Fatiado, fabricado em 8 de março de 2018, com validade até 8 de maio de 2018.
• 066/8 Queijo Mussarela Fatiado, fabricado em 9 de março de 2018, com validade até 9 de maio de 2018.
• 053/5 Queijo Mussarela Peça, fabricado em 22 de fevereiro de 2018, com validade até 22 de junho de 2018.

Por último, a empresa ZD Alimentos S.A. anunciou que quatro lotes do seu chocolate Barra de Confeiteiro ao Leite, da marca Cobertop, possuíam filamentos metálicos. Essas substâncias podem intoxicar o organismo.

Continua após a publicidade

A própria empresa fez a notificação e já recolheu cerca de 80% dos lotes comprometidos. Os lotes de chocolate que foram afetados têm o seguinte prazo de validade:
• 5 de março de 2019
• 6 de março de 2019
• 7 de março de 2019
• 8 de março de 2019

Comunicado do Grupo ZD Alimentos sobre o acontecido com a barra de chocolate

“Foi detectada uma falha operacional pontual em uma linha de produção que pode ter ocasionado a liberação de pequenos filamentos metálicos no produto Barra Confeiteiro ao Leite 1,010Kg, da marca Cobertop, que estão em desacordo com a Legislação de Alimentos vigente no Brasil.

Por esse motivo, em caráter de prevenção e de forma espontânea, o Grupo ZD Alimentos S.A. iniciou o processo de recall junto à ANVISA e de acordo com todos os procedimentos regrados pelos órgãos competentes. Já realizamos aproximadamente o recolhimento de 80% dos 4 lotes citados abaixo, reafirmando assim nosso compromisso com a qualidade.

Caso o cliente pessoa jurídica ou física tenha algum produto destes lotes em mãos, pedimos que entre em contato com a empresa para agendarmos a troca imediata. As despesas inerentes a esse recolhimento e a reposição desses produtos serão de nossa inteira responsabilidade.

Continua após a publicidade

O Grupo ZD Alimentos atua no mercado de alimentos há mais de 40 anos, com sólidos processos de fabricação e rígidos protocolos de controle de qualidade e higiene, seguindo rigorosamente as Boas Práticas de Fabricação e legislações vigentes. Esse é o nosso compromisso junto aos consumidores e clientes.

Atenciosamente,

Grupo ZD Alimentos

SAC Grupo ZD Alimentos – 0800 171 222

Continua após a publicidade

sac@grupozda.com.br

WhatsApp: (14) 99657-9136″

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.