Inositol: para que serve esse suplemento
Embora evidências científicas dos benefícios ainda sejam isoladas, substância pode ser aliada no tratamento de algumas doenças
O inositol é um tipo de açúcar, que pode ser encontrado em nove diferentes formas: o mio-inositol e o d-chiro-inositol são os tipos mais comumente usados em suplementos. Ele está presente naturalmente no organismo.
Você também pode encontrar referências ao inositol como uma vitamina do complexo B. Existem debates sobre essa classificação, já que o inositol é sintetizado no corpo – as demais vitaminas vêm de fontes externas.
De todo modo, o inositol cumpre funções no metabolismo, influenciando o equilíbrio de substâncias químicas no organismo. Ele ajuda a metabolizar gorduras, e tem papel na redução de glicose no sangue, no funcionamento da insulina, bem como impactos sobre o sistema nervoso.
+Leia também: Multivitamínicos: suplementos são essenciais ou supérfluos?
Para que serve o inositol?
Conhecendo a atuação do inositol no organismo, uma das apostas científicas é seu potencial como tratamento para transtornos mentais, como depressão ou transtorno obsessivo compulsivo.
Tendo em vista seu papel metabólico, outra possível aplicação é em casos de diabetes ou síndrome do ovário policístico. Ambas as condições estão relacionadas à sensibilidade (ou disponibilidade) da insulina no corpo. Assim, é possível que o inositol ajude no tratamento dessas doenças.
Esse uso traria benefícios, já que a síndrome metabólica aumenta risco de diabetes, doença cardiovascular e AVC. No caso da síndrome do ovário policístico, ajudaria a melhorar níveis de triglicerídeos, regular o açúcar no sangue e, dessa forma, também melhoraria as chances de engravidar.
Mas, apesar do potencial, mais estudos ainda são necessários para cravar que essas vantagens podem ser obtidas apenas com o inositol.
Vale a pena suplementar inositol?
O uso do inositol enquanto suplemento ainda tem evidências muito limitadas no campo científico. Há poucos estudos com a substância, e muitos são antigos e precisam de atualização. Além disso, não há pesquisas sobre o impacto do uso a longo prazo.
Em alguns casos, a suplementação com inositol pode ser indicada para pessoas com distúrbios psíquicos, síndrome metabólica e síndrome do ovário policístico. Ele costuma ser ingerido via oral. No mercado, há opções de suplementos de magnésio combinados com inositol.
O que importa saber é que o inositol só deve ser usado com indicação médica, e não serve como tratamento isolado para condições de saúde: se ele for receitado, deve ser de forma adjuvante a alguma medicação e/ou adequação no estilo de vida.
Onde encontrar inositol?
O inositol é uma substância presente em alimentos como cereais, milho, carne, vegetais verde-escuros e frutas cítricas. Também está presente em produtos derivados de leite.
Outro uso do inositol é na indústria: ele faz parte da composição de bebidas energéticas industrializadas.