Dia das Mães: Assine a partir de 10,99/mês

Guabiroba: benefícios da fruta que pouca gente conhece

O nome é o mesmo para a planta e para o fruto, mas o importante é a vantagem de incluí-la na alimentação

Por João Antonio Streb
21 ago 2024, 15h39
guabiroba-fruta-planta-beneficios
Benefícios ainda são relativamente pouco estudados (Alex Popovkin/CC BY 2.0/Reprodução)
Continua após publicidade

Guabiroba é um nome coringa. E não está sozinho: gabiroba, guabirova, guavirova, gavirova e gabiraba são outras maneiras difundidas pelo Brasil para chamar as variações de plantas do gênero Campomanesia.

Na maior parte dessas árvores, os frutos (conhecidos pelo mesmo nome) são pequenos, arredondados e alaranjados, com sabor adocicado.

Presente no Cerrado e em regiões de Mata Atlântica, a planta servia de alimento para os animais dessa região, mas começou a ser incluída na alimentação humana não faz muito tempo. Em função disso, ainda há debate sobre os benefícios da fruta ou das infusões de folhas para a saúde, por conta do número limitado de estudos sobre seus efeitos.

+Leia também: Frutas nativas são bem-vindas à nossa flora

Conheça mais sobre a guabiroba.

Quais são os principais benefícios de incluir a guabiroba na rotina?

Dando um empurrão inicial nas pesquisas sobre a planta, a Embrapa realizou estudos analisando o teor nutricional da variedade Campomanesia xanthocarpa, mais conhecida como gabiroba-de-árvore.

Continua após a publicidade

Os principais nutrientes presentes na fruta são os seguintes:

Vitamina C: com um papel importante na síntese do colágeno, o ácido ascórbico contribui para a saúde da pele, cabelo, tendões e vasos sanguíneos.

Carotenoides: a fruta da gabiroba também é rica nesse pigmento, que dá a cor amarela e os tons alaranjados aos frutos. Essa substância tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Continua após a publicidade

Fibras: sua ingestão estimula os movimentos intestinais, combatendo a prisão de ventre.

Sais minerais: os frutos também contêm bons volumes de potássio, cálcio e magnésio. Enquanto o cálcio atua na saúde óssea, o potássio e o magnésio auxiliam na movimentação muscular, vasodilatação e regularidade cardíaca. O magnésio também atua como regulador do volume de cálcio.

Reiteramos que os estudos centrados nas plantas, nas folhas ou nos frutos ainda são escassos, então recomenda-se procurar orientação médica antes de incluir algo derivado de guabiroba na alimentação, especialmente buscando benefícios para a saúde.

Continua após a publicidade

Qual é a melhor estação para comprar guabiroba?

A gabiroba chegou com força na culinária, então já é encontrada em diversos produtos, que incluem doces, sucos, licores e geleias. O sabor do fruto é adocicado, com uma polpa carnosa, mas a casca e sementes têm gosto amargo.

O fruto in natura pode ser encontrado naturalmente de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul, e está pronto para ser colhido entre novembro e dezembro.

Por ser uma figura relativamente nova na mesa do brasileiro, existe uma certa dificuldade para encontrar a guabiroba em algumas redes de supermercados.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.