Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Fermento levain para um pão mais saudável

Ele é feito com fermentação natural, um processo que, além de livrar a receita de aditivos químicos, confere crocância ao alimento

Por Juliana Duarte
Atualizado em 16 out 2019, 10h54 - Publicado em 6 Maio 2016, 15h18
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Uma simples troca às vezes faz a maior diferença no resultado da receita. É o que acontece quando se substitui o fermento químico pelo natural no preparo de pães. Conhecido como levain (pronuncia-se “le-van”), esse ingrediente tem como base uma mistura de água e farinha.

    Em contato com o meio ambiente, ela é tomada por micro-organismos presentes no ar – e todos encontram ali um bom lugar para crescer, o que estimula a fermentação. Para mantê-los vivos, basta alimentá-los com algum tipo de açúcar.

    “Dá para usar vinho ou frutas, por exemplo. A opção escolhida oferece nutrientes e um toque de sabor à massa”, explica Julice Vaz, proprietária da Julice Boulangère, padaria que vende itens de fermentação natural na capital paulista. Uma mordida costuma denunciar se o produto foi preparado com levain – a casca é bem crocante e o sabor, levemente ácido. Além disso, a durabilidade é maior (costuma ser de uma semana). Para melhorar, o fermento torna a receita mais nutritiva. “Ele é rico em vitaminas B1 e B2 e tem um índice glicêmico mais baixo”, afirma Julice. Ou seja, você saboreia um pãozinho sem ver a glicose disparar no sangue.

    Como fazer o levain, ou fermento natural

    Misture 200 gramas de farinha de trigo, 200 gramas de farinha de centeio e 400 mililitros de água morna. Deixe a massa repousar por 20 horas em um recipiente tampado. No dia seguinte, retire 200 gramas da mistura e descarte o resto. Adicione 200 gramas de farinha de trigo e 200 mililitros de água. Deixe repousar por 12 horas e repita o processo por 25 dias.

    Depois desse período, você já terá o levain. Ele deve ser alimentado todos os dias. Para isso, sempre separe 100 gramas dele e junte com 200 gramas de farinha de trigo (seu açúcar ajuda no desenvolvimento dos micro-organismos) e 100 mililitros de água. Nesse processo, é possível acrescentar mel, vinho ou frutas.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.