Comeu demais e não está se sentindo bem? Saiba o que pode ser
Confira as principais razões para desconfortos gastrointestinais após exagerar na dose nas ceias – e o que fazer quando os problemas aparecem

As festas de fim de ano são uma época propícia para os exageros à mesa. Entre comidas saborosas típicas dessa época do ano regadas a litros de bebidas (alcoólicas ou não), é fácil chegar ao final da noite se sentindo mal.
Descubra possíveis causas para o mal estar e o que fazer nessas situações.
1. Indigestão
Um dos problemas mais elementares após comer demais é a dificuldade de digerir tanta comida.
Esse incômodo é agravado quando, além da quantidade acima do habitual em uma única refeição, boa parte desses alimentos são gordurosos, o que atrasa o processo da digestão como um todo, gerando uma sensação de peso no estômago que pode se manifestar em sintomas como náuseas e azia.
2. Inchaço por gases
Outra razão comum para o desconforto é o acúmulo de gases. Eles podem estar relacionados a problemas digestivos, ao consumo de determinados alimentos ou à ingestão de muita bebida com gás carbônico em um curto intervalo de tempo, como refrigerante ou cerveja, por exemplo.
Além de um aumento das flatulências, uma sensação de pontada na região abdominal costuma indicar que o desconforto tem relação com esse inchaço.
+Leia também: Barriga inchada? Conheça 6 causas comuns para o problema
3. Gastroenterite
Se a sensação de náusea e inchaço for persistente e evoluir para situações como vômito ou diarreia, é razão para acender o alerta. São indícios fortes de que você está enfrentando um quadro de intoxicação alimentar, que se manifesta através da gastroenterite, inflamação que acomete o tubo digestivo.
Alguma comida pode ter sido contaminada, seja uma salada mal lavada, uma carne que não foi cozida adequadamente, ou algum prato que passou tempo demais na temperatura ambiente, por exemplo.
4. Alergias alimentares
No dia a dia, é improvável fazer uma grande refeição que inclua algum alimento que você já identificou como causador de reações alérgicas. Mas, nas festas de final de ano, esse risco acaba aumentando — afinal, são muitas receitas diferentes, e com frequência você não participa do preparo nem tem como ter certeza de todos os ingredientes envolvidos.
Esse é o caso de maior preocupação. Fique atento aos sinais: caso comece a apresentar reações típicas de alergia, deve-se buscar um serviço de saúde imediatamente, em especial se os sintomas incluírem dificuldades respiratórias, que podem indicar um choque anafilático.
O que fazer se ficar mal após comer?
Em casos de sintomas leves, é comum que muitas pessoas procurem soluções caseiras, investindo em sal de frutas, chás digestivos (como o boldo) e outros fármacos que costumam aliviar quadros de indigestão ou inchaço estomacal.
No entanto, se os sintomas forem graves ou persistirem por muito tempo, é necessário buscar ajuda médica. Caso os desconfortos permaneçam no dia seguinte, muito tempo depois da refeição que causou a encrenca, pode ser indício de alguma infecção ou outro quadro mais grave, que exige tratamento sob orientação de um profissional de saúde.