Chá de valeriana: para que serve e como preparar
Benefícios da planta incluem o controle de episódios moderados de ansiedade, mas consumo deve ser feito com cautela

O chá de valeriana é uma tradicional solução caseira para lidar com episódios leves de ansiedade e insônia. A explicação está na presença de substâncias com potencial sedativo nessa planta, o que a torna uma alternativa natural para pessoas que desejam evitar o uso de medicamentos com o mesmo fim.
Saiba mais sobre como o chá funciona e que cuidados tomar ao inseri-lo na rotina.
Quais os benefícios da valeriana
A valeriana, cujo nome científico é Valeriana officinalis, realmente tem potenciais calmantes investigados pela ciência. A explicação está no ácido valerênico, substância que atua sobre o neurotransmissor GABA (gama-aminobutírico).
O GABA, por sua vez, é importante na regulação do sistema nervoso central, inibindo-o e gerando as consequências pelas quais o chá é famoso, com propriedades sedativas, promovendo a sensação de relaxamento e reduzindo picos de ansiedade.
Na prática, o que a valeriana faz é contribuir para aumentar a concentração de GABA no organismo.
Cuidados com o uso da valeriana
A planta é um fitoterápico que deve ser utilizado somente sob orientação de um profissional de saúde, e nunca por períodos prolongados. É contraindicado fazer uso da valeriana por mais do que 4 semanas seguidas.
+Leia também: Fitoterapia: até que ponto ela pode ajudar?
Devido às propriedades calmantes do chá, o ideal é não utilizá-lo antes de alguma situação em que seja necessário dirigir ou operar máquinas, por exemplo. Para quem quer bebê-lo como aliado contra a insônia, o indicado é fazer o uso de 30 a 45 minutos antes de ir para a cama.
O chá não deve ser encarado como uma panaceia, e não é efetivo em casos severos de ansiedade e outros transtornos associados. Ele jamais deve substituir um tratamento médico, quando houver indicação para isso.
Como preparar
O chá é feito com as raízes secas da planta, que são usadas em infusão em água fervente. Considere a medida de uma colher de sopa de raízes para cada xícara de cerca de 250 ml.
Mergulhe as raízes na água fervente e deixe agir por cerca de 10 minutos. Depois, é só coar e ingerir.