Chá de gengibre: quais são os benefícios dessa bebida?
A infusão pode trazer alívio de dores gastrointestinais e menstruais, além de fortalecer a saúde do sistema cardiovascular

A refrescância e o sabor picante são atributos muito apreciados pelo paladar daqueles que gostam de gengibre. A raiz é utilizada em várias culturas, seja como ingrediente culinário, como aromatizante ou tempero. Outro uso tradicional é como chá medicinal.
Famoso por suas características anti-inflamatórias, a bebida também é capaz de diminuir desconfortos do trato digestivo, e os benefícios do chá de gengibre não param por aí. Conheça oito deles.
1. Diminui desconfortos gastrointestinais
O chá de gengibre contém propriedades anti-inflamatórias e antieméticas, capazes de relaxar o sistema digestivo, diminuindo incômodos gastrointestinais leves. Em caso de dores mais graves, contudo, é importante buscar atendimento médico.
2. Pode reduzir gases e inchaços
Estudos demonstram que o gengibre pode reduzir a formação de gases que causam inchaço. A ação da raiz se deve à sua capacidade de conter a fermentação dos alimentos – causa comum para os desconfortáveis gases.
3. Ajuda com os sintomas da gravidez
As propriedades benéficas ao sistema digestivo do gengibre também são aliadas das grávidas. Sintomas como vômitos e enjoos, comuns durante a gestação, podem ser aplacados pelo chá de gengibre.
Mas cuidado: é importante não consumir mais de 1g de gengibre por dia e, claro, sempre consultar o médico antes de inserir qualquer chá na dieta.
+Leia também: Chá de sálvia: para que serve, quais os benefícios e como preparar
4. Atua contra os radicais livres
Por ter ação antioxidante, o chá de gengibre auxilia no combate aos radicais livres — associados, entre outros danos celulares, ao maior risco de formação de tumores.
5. Tem efeito anti-inflamatório
O gengibre contém inúmeros compostos medicinais, muitos deles com propriedades anti-inflamatórias. No dia a dia, isso significa que o chá pode abrandar sintomas leves de doenças inflamatórias – e algumas pesquisas já estudam o efeito do consumo do chá para artrite reumatoide, lúpus e outras condições.
6. Colabora para a saúde cardiovascular
Estudos também indicam que o consumo do gengibre pode diminuir os níveis de LDL, o “colesterol ruim”, associado ao maior risco de doenças cardiovasculares.
Além disso, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o gengibre pode ajudar a controlar a pressão arterial, por conter propriedades vasodilatadoras.
7. Promove a prevenção de diabetes
Substâncias presentes no gengibre, como o gingerol e o curcumeno, ajudam a manter os níveis de insulina controlados, além de diminuir a resistência a esse hormônio.
8. Pode aliviar dores musculares e cólicas menstruais
Por conter compostos anti-inflamatórios e analgésicos, o chá de gengibre pode ajudar a aliviar dores musculares e cólicas menstruais.
Como fazer chá de gengibre
Para preparar o chá, basta ferver duas ou três rodelas de gengibre fresco (com cerca de 1 cm cada) em 200 ml de água, por cerca de 10 minutos. Recomenda-se beber a infusão três vezes ao dia.
Apesar dos inúmeros benefícios, é importante lembrar que o chá de gengibre não é um medicamento. Portanto, ele nunca deve substituir o tratamento receitado pelos médicos.