Chá de casca de abacaxi: quais os benefícios e como preparar
Parte externa da fruta tem mais vitaminas que a polpa, e maneira de aproveitar isso é através da infusão

Você já deve ter ouvido falar que, em muitos casos de frutas, “os nutrientes estão na casca”. Mas o que fazer quando se trata de uma casca muito dura, áspera ou indigesta para servir na alimentação normal, como a do abacaxi? Chá!
O chá de casca de abacaxi – na verdade, uma infusão – é a resposta para quem quer os benefícios do invólucro natural dessa fruta tão espinhosa por fora e saborosa por dentro.
A parte externa tem mais vitamina C do que a polpa, além de fornecer fibras e antioxidantes para o organismo. Utilizar a casca também é uma maneira de aproveitar a fruta por inteiro, reduzindo o desperdício!
Vamos descascar esse abacaxi juntos e aprender um pouco mais sobre as vantagens do chá.
+ Leia também: Mais cascas no prato: não desperdice os antioxidantes dos vegetais
Quais os benefícios do chá de casca de abacaxi?
Enzimas e fibras encontradas na casca do abacaxi são aliadas do bom funcionamento do sistema gastrointestinal, aliviando sintomas de desconforto digestivo e prisão de ventre. A vitamina C, mais presente na casca do que na polpa, também é aliada do sistema imunológico.
Com potencial anti-inflamatório e antioxidante, a bebida também pode ajudar no manejo de dores e contribui para o combate aos radicais livres. A longo prazo, isso atua na redução de riscos de desenvolvimento de uma série de problemas de saúde, como doenças associadas ao envelhecimento precoce, problemas cardiovasculares e até alguns tipos de câncer.
É claro que nenhum chá ou alimento faz milagres nem cura doenças por si só. Os benefícios são discretos e o ideal é inserir essa infusão em uma rotina saudável, tanto na alimentação quanto na prática de exercícios físicos. Além disso, pessoas com problemas digestivos crônicos e indivíduos com histórico de alergia ao abacaxi não devem consumir esse produto. Na dúvida, não utilize a infusão sem consultar um médico.
Como fazer o chá
Higienize bem a parte externa do abacaxi. “Abra” a fruta e separe as cascas em fatias – em geral, acabam sendo quatro partes, já que muita gente acaba cortando como um quadrado.
Para um abacaxi de tamanho médio, o indicado é utilizar de 600 ml a 1 litro de água, dependendo da intensidade do sabor desejada. Deixe as cascas na água fervente por cerca de 10 minutos. Depois disso, desligue o fogo e deixe infusionar por outros 10 minutos — nessa etapa, caso desejar, é possível colocar outros itens para dar sabor (muita gente faz isso com folhas de hortelã).
Após coar, o líquido resultante pode ser bebido ainda quente ou frio, conforme a sua preferência. O ideal é evitar tomar mais de 300 ml do chá por dia, pois o excesso pode provocar náuseas.