Catchup, mostarda ou maionese: qual é mais nutritivo?
Os três molhos mais comuns das lanchonetes são colocados frente a frente em uma batalha nutricional
A trinca mostarda, catchup e maionese geralmente surge à mesa quando a pedida é hambúrguer, hot dog ou batata frita. Já parou pra pensar o que aconteceria se o critério para a escolha não dependesse do sabor, mas das características nutricionais?
Pois a gente conta: o molho do lanche seria a mostarda. “Apesar de ter mais gorduras totais do que o catchup, ela apresenta menos calorias e carboidratos, além de mais fibras e proteínas”, analisa a nutricionista Ana Paola Monegaglia, de São Paulo.
Ou seja, seu balanço se mostra mais favorável. Repare que a maionese abunda em gorduras. Ainda que os tipos predominantes sejam mono e poli-insaturados, considerados mais saudáveis, o valor calórico dela vai lá pra cima.
“Portanto, é bom controlar o consumo”, orienta Ana. Aliás, o recado vale para os três molhos, já que todos são cheios de sódio, mineral cujo abuso faz a pressão decolar. Sem falar nos conservantes e aromatizantes. “Use esses produtos em ocasiões pontuais”, reforça Ana.
E um recado: já está disponível no Brasil um catchup especial, feito de acerola e que parece ser mais nutritivo do que as versões convencionais.
Agora, confira a comparação desses três molhos, nutriente por nutriente:
Energia
Mostarda: 15 cal
Catchup: 20 cal
Maionese: 73 cal
Gorduras totais
Catchup: 0,03 g
Mostarda: 0,9 g
Maionese: 7 g
Fibras
Mostarda: 0,5 g
Catchup: 0,2 g
Maionese: 0 g
Proteínas
Mostarda: 0,9 g
Catchup: 0,3 g
Maionese: 0 g
Carboidratos
Mostarda: 1,2 g
Maionese: 2,2 g
Catchup: 5,4 g
Sódio
Catchup: 237 mg
Mostarda: 250 mg
Maionese: 289 mg
Placar final
Mostarda 4 X 2 Catchup X 0 Maionese
Os valores se referem a uma colher de sopa de cada molho