Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Conheça o pequi, fruta do Cerrado brasileiro cheia de benefícios

Rico em vitamina A, C e E, o fruto é muito utilizado no preparo de pratos típicos regionais e pode colaborar para o fortalecimento da imunidade

Por Luana Pazutti
30 jul 2024, 17h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Típico do Cerrado brasileiro, o pequi se destaca não apenas pelo seu sabor único e estrutura incomum — com uma camada espinhosa entre a polpa e o caroço — mas também pelas suas propriedades nutricionais significativas.

    Também conhecida como piqui, pequiá, piquiá ou amêndoa-de-espinho, a fruta é rica em vitaminas, fibras e minerais, que podem auxiliar no fortalecimento da imunidade, na prevenção de doenças atreladas à visão, na manutenção da saúde cardiovascular e no bom funcionamento intestinal.

    +Leia também: As 70 frutas e plantas brasileiras que esbanjam saúde

    Pequi: um tesouro do Cerrado

    Originário do pequizeiro, uma árvore de troncos tortuosos e folhas robustas, que pode chegar aos 12 metros de altura, o fruto possui tamanho semelhante ao de uma maçã e é revestido por uma casca verde.

    No seu interior, há uma polpa comestível macia e amarela, que é separada de seu caroço por uma camada repleta de espinhos finos. Por baixo da superfície espinhosa, esconde-se uma amêndoa tão saborosa e nutritiva quanto a própria polpa.

    Quais são os benefícios do pequi?

    Contendo mais vitamina C do que a laranja, o pequi contribui para o fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, é uma excelente fonte de vitaminas A, E e carotenoides, o que auxilia no combate ao envelhecimento precoce e previne algumas doenças associadas à visão.

    O fruto também pode ser um aliado para a saúde cardiovascular, visto que contém compostos antioxidantes e ácidos graxos essenciais para a redução de inflamações. Pela elevada presença de fibras, ele ainda pode corroborar para o bom funcionamento do sistema digestivo, prevenindo constipações intestinais, e para o controle de peso, promovendo a sensação de saciedade.

    Continua após a publicidade

    Aqui, contudo, vale um ponto de atenção: o pequi é rico em macronutrientes, entre eles as gorduras e os carboidratos. Sendo assim, o seu consumo deve ser realizado com moderação, especialmente por quem está em processo de emagrecimento.

    Outro lembrete importante é que nenhum benefício é garantido e nenhum alimento, por si só, assegura uma vida saudável. Para ser benéfico, o consumo da fruta deve ser acompanhado por uma dieta balanceada e pela manutenção de uma rotina equilibrada.

    Como inserir o pequi na alimentação?

    Considerado muito versátil, ele pode ser consumido tanto in natura quanto em pratos típicos da culinária regional, como o arroz e o frango com pequi, que são famosos pelos sabores marcantes e aromáticos.

    O pequi, que ainda pode ser preparado em conserva, é frequentemente utilizado como tempero ou como matéria-prima para a produção de licores e sorvetes. Vale destacar que essas apresentações, muitas vezes, não conservam as mesmas propriedades nutricionais da polpa crua.

    Continua após a publicidade

    Essa não é a única parte do pequi que pode ser consumida. Sua castanha também é saborosa e costuma ser ingerida in natura, torrada, com sal ou caramelizada. Além disso, ela serve para a produção de licores e o seu óleo é comumente empregado na fórmula de produtos cosméticos.

    Mas, tenha cuidado…

    A porção comestível do pequi está em contato direto com a camada espinhosa. Isso costuma surpreender negativamente muitos turistas desavisados que degustam o fruto pela primeira vez.

    Por isso, lembre-se de consumi-lo da forma correta: roendo e não mordendo. Outra opção é dar leves dentadas na polpa, mas sempre com atenção, pois são os minúsculos espinhos que a separam do caroço.

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.