Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

As propriedades e as formas de uso do louro

Aliado contra o colesterol, esse tempero pode ser aproveitado em várias receitas - não só para dar aroma ao feijão. Confira:

Por Manuela Biz
Atualizado em 7 fev 2017, 10h58 - Publicado em 6 fev 2017, 15h31
louro
O louro dá um aroma especial ao nosso feijão de cada dia. (Foto: Divulgação/)
Continua após publicidade

Origem: a planta era encontrada na região mediterrânea e na Ásia Menor. Conhecida pelo gregos já na Antiguidade, espalhou-se com a Grandes Navegações para todos os países de clima fresco. O louro também faz parte do composto Ervas de Provènce.

Forma de uso: é mais utilizado seco pelo cultivo difícil — sua árvore é grande e não se adapta a qualquer ambiente. Isso não diminui seu aroma, já que a erva é rica em óleos essenciais. O ideal é acrescentar no início do cozimento, o que libera os aromas lentamente.

Leia também: Como usar a salsa e aproveitar seus benefícios

Com o que combina: no Brasil, o tempero é famoso por dar o toque final no preparo do feijão. Mas também cai bem em sopas, peixes, carnes vermelhas e frango.

Além disso, o louro faz parte do buquê garni, um combinado de especiarias usado para o preparo de caldos prévios de receitas como risotos, sopas, molhos e marinadas de carnes.

Continua após a publicidade

Com o que não combina: as folhas do loureiro são fibrosas e, por isso, não devem ser ingeridas cruas. Mesmo em receitas cozidas, o ideal é retirá-las antes de servir o prato.

Benefícios nutricionais: o louro é conhecido popularmente por facilitar a digestão de gordura. E ele ajuda a remover o excesso de gordura também do sangue: em um experimento publicado no periódico Journal of Clinical Biochemistry and Nutrition (Estados Unidos), os participantes que ingeriram de 1 a 3 gramas de louro diariamente apresentaram queda nas taxas de colesterol ruim e triglicérides — isso após um mês.

Leia também: Tudo sobre a cebolinha
Fontes entrevistadas: Vanderli Marchiori, nutricionista e fitoterapeuta de São Paulo, e Rosângela Carvalho, nutricionista e fitoterapeuta do Rio de Janeiro

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.