Dia das Mães: Assine a partir de 10,99/mês

Açúcar demais é bomba para as artérias

Não é somente o sal que traz perigo para as veias

Por Thaís Manarini
Atualizado em 12 dez 2016, 08h30 - Publicado em 12 dez 2016, 08h30
Açúcar
Açúcar (Foto: Alex Silva/)
Continua após publicidade

Vamos esquecer o sal por um segundo. Em pesquisa feita na Faculdade de Medicina de Botucatu, no interior paulista, animais que receberam água e frutose — um tipo de açúcar — chegaram ao fim do experimento com níveis elevados de pressão arterial.

Leia mais: Suco de caixinha: dar ou não dar?

Detalhe: eles não estavam mais gordinhos do que os bichos que tomaram água pura. “Esse é um dado importante porque geralmente se imagina que é preciso estar obeso para ter problemas de saúde”, afirma a nutricionista Fabiane Francisqueti, autora da experiência. A frutose, veja só, é o açúcar das frutas.

Leia mais: OMS recomenda aumentar impostos sobre refrigerantes

Mas a especialista trata logo de esclarecer: “Nós trabalhamos com a versão utilizada pela indústria para adoçar bebidas, barrinhas e outros produtos. Não é 100% igual à da fruta”. Fora que o açúcar dos vegetais vem acompanhado de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, que neutralizariam possíveis prejuízos.

Continua após a publicidade

De olhos bem abertos

Como descobrir se um industrializado é doce além da conta

A tarefa não é tão simples assim, já que o açúcar pode surgir com outros nomes – xarope de milho, sacarose, frutose, dextrose, levulose e glicose são os principais. Fabiane orienta mirar na lista de ingredientes, que mostra os itens em ordem decrescente. Se essas palavrinhas aparecerem nas três primeiras posições, é sinal de doçura excessiva.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.